quinta-feira, 29 de outubro de 2020
ICONES DO JAZZ / BILLIE HOLIDAY
Queridos amigos vamos começar uma série bem legal ICONES DO JAZZ, estarei de tempo em tempo postando acervos e curiosidades de personagens do JAZZ sendo no vocal / guitarra / contrabaixo / piano e muito mais, vamos na melhor companhia de ZUZA HOMEM DE MELLO no canal CASA DO SABER, obrigado ZUZA alias que nos deixou este ano beijo enorme!!!
Menina afro-americana e pobre, passou por diversos sofrimentos possíveis. Aos dez anos foi violentada sexualmente por seu vizinho, e posteriormente abandonada por seus parentes, sendo internada numa casa de correção para meninas vítimas de abuso. Neste local, sofria agressões físicas e psicológicas. Aos doze anos, fugiu de lá, e passou a morar na rua, pedindo esmolas, e tentava reencontrar a mãe, que havia lhe abandonado, mas ficava em dúvida se ela a aceitaria de volta, e temia reencontrar seus parentes que tanto fizeram-na sofrer. Ela, então, deixou de viver nas ruas ao conseguir um trabalho informal, lavando o chão de um prostíbulo em troca de um local para dormir e uma refeição por dia. Ficou lá por dois anos. Aos catorze anos, foi violentada sexualmente pelo dono do local, e fugiu de lá. Voltou a viver nas ruas, pedindo esmolas, até que tomou coragem e voltou a casa de seus parentes para procurar sua mãe, que ficou feliz de tê-la encontrado, lhe pedindo perdão, descobrindo tudo que houve com ela e se culpando muito. Sua mãe a levou para viver com ela em uma casa alugada, em Nova York. Com o tempo, sua mãe ficou desempregada, e ambas acabaram passando necessidades. Sua mãe adoeceu, e o aluguel da residência atrasou. Sem conseguir nenhum emprego, sendo poucas as esmolas que ganhava, aos catorze anos a artista iniciou-se na prostituição, atividade que exerceu até seus dezoito anos, sem nunca ter revelado isto a ninguém. Aos quinze anos acabou engravidando, sem saber qual era a paternidade da criança, onde revelou que sua mãe a obrigou a fazer um aborto aos três meses de gestação no banheiro de casa, o que a fez ter febre, fortes dores e hemorragia por mais de um mês, não tendo procurado um médico, por medo de sofrer represálias ou ser presa. Em entrevistas definiu o aborto feito como agonizante. A vida na prostituição e ter feito um aborto aumentaram muito suas crises depressivas, o que a fez intensificar o uso de álcool e drogas, o que a levou a diversas tentativas de suicídio.
fiquem com esse Album maravilhoso de Billie Holiday
quarta-feira, 28 de outubro de 2020
DICAS WISE / UKULELE - TIPOS E MODELOS
WISE DICAS UKULELE (MODELOS / MARCAS / TIPOS)
Aloha! toda comunidade uke wise voltamos agora com dicas de qual modelo / tipo / marca de instrumento para minha iniciação dos estudos, muito importante isso antes de comprar dá uma olhadinha nesse artigo e vídeo que deixaremos pra você que ficou apaixonado pelo sonzinho bacana do UKULELE, simbora antes de mais nada queri a gradecer ao canal EXPLORANDO O UKULELE que nos ajudou
nesse missão.se liga aí!!!
Como Escolher o Melhor Ukulele
Para escolher um ukulele pela internet, é importante termos o conhecimento das diferentes características do instrumento, como tamanho do ukulele, material do corpo e das cordas, tarraxas e a projeção de som. Para te ajudar, explicamos tudo isso abaixo. Confira!
Escolha Pelo Tamanho do Ukulele
Os ukuleles possuem uma nomenclatura diferente para cada tamanho de instrumento. Você sabe qual é a diferença entre o ukulele soprano, concerto ou tenor? Confira a seguir!
Soprano: o Menor e Mais Indicado para Iniciantes
O tamanho soprano é o menor entre os ukuleles. Ele possui cerca de 53 cm ao todo (21 polegadas), 4 cordas e 12 a 15 casas de escala. O som é mais agudo e a afinação é em GCEA, ou seja, a quarta corda é Sol, a terceira corda é Dó, a segunda corda é Mi e a primeira corda é Lá. O soprano é indicado para iniciantes no ukulele ou em qualquer instrumento de cordas.
Para adultos com dedos mais grossos pode ser difícil tocar os acordes, pois o espaço das casas é menor. Por este motivo ele é perfeito para crianças, além de ser pequeno, leve e portátil.
Concerto: Projeção de Som mais Aberta
Um ukulele concerto tem o tamanho um pouco maior que o soprano, com 58 cm (23 polegadas) e 12 a 17 casas de escala. O espaço entre as escalas é maior, assim como o braço do instrumento. A afinação é a mesma que a do soprano, em GCEA. Já a projeção do som é mais aberta, com maior volume e destaque para médios e graves.
O tamanho concerto é indicado tanto para iniciantes que querem se arriscar um pouco mais, como para quem já toca ukulele ou outros instrumentos de corda.
Tenor: o Modelo Perfeito para Dedilhados e Solos
O modelo tenor é maior que os anteriores, possuindo 66 cm (26 polegadas) e 17 a 19 trastes. Este modelo tem a mesma afinação em GCEA. A diferença é que o som é menos agudo, com graves e médios reforçados, maior volume e duração longa.
É indicado para quem já toca instrumentos de corda, como o violão, e procura por um ukulele especial para solos e dedilhados.
Barítono: o Diferentão da Turma
O maior de todos os ukuleles, possui o tamanho em 76 cm (30 polegadas) e 19 casas ou mais. A diferença se encontra também na afinação das 4 cordas, que segue a mesma afinação das primeiras cordas do violão. Ela será em DGBE: Ré, Sol, Si e Mi,
O ukulele barítono é o menos popular dos três, por isso, pode ser mais difícil conseguir cifras para este instrumento. Além disso, por ser maior não tem tanta mobilidade como os outros. Mas, pode ser uma ótima escolha para quem tem familiaridade com violão e procura um instrumento com características diferentes dos outros modelos.
Escolha de Acordo com a Madeira de Corpo do Instrumento
A madeira de corpo do ukulele é responsável pela projeção do som. As madeiras utilizadas são maciças ou laminadas. A laminada possui mais camadas de madeira, o que torna o instrumento mais acessível. Já a madeira maciça possui apenas uma camada sólida de madeira, que torna o instrumento mais resistente e com o custo mais elevado.
Também existe modelos produzidos com plástico policarbonato ou ABS. Estes materiais são resistentes e a prova d'água, mas não apresentam muitas diferenças em relação a qualidade e projeção de som. Portanto, falaremos apenas sobre as madeiras. Confira!
Mogno: Madeira Utilizada nos Modelos de Entrada
Uma das madeiras mais utilizadas no tampo e corpo dos instrumentos, geralmente de forma laminada. Ela ressoa um som bem equilibrado de baixo a alto que se adequa a diferentes estilos musicais. Uma alternativa à madeira mogno é a Sapele que possui uma qualidade diferente e um preço mais acessível. Ambas são madeiras utilizadas em modelos de entrada, ou seja, aqueles indicados para iniciantes.
Spruce: Projeção de Som Especial para Solos
Spruce é, na verdade, uma família de madeiras. Em ukuleles é geralmente usada a Spruce Sitka, de cor clara. É uma madeira resistente que tem uma projeção de som bem clara, forte e vibrante, com suas notas destacadas. Ukuleles produzidos com este tipo de madeira são perfeitos para solos e dedilhados.
Koa: Madeira Típica do Havaí e Supervalorizada no Mercado
Koa é uma madeira muito utilizada na produção de móveis, canoas e instrumentos no Havaí. Por ser supervalorizada no mercado, o ukulele produzido com a madeira Spruce poderá ter um custo mais elevado. A projeção de som é limpa, com boa resposta para médios, agudos e graves, combinando com batidas mais leves, como o reggae.
Rosewood (Jacarandá da Bahia): a Preferida dos Músicos
A madeira Rosewood, conhecida como Jacarandá, é comumente utilizada no braço (escala) e laterais dos instrumentos musicais. É uma madeira muito apreciada por músicos e luthiers, profissionais especializados no reparo e construção de instrumentos de corda. Quando utilizada no corpo do ukulele, oferece uma projeção de som mais encorpada que ressoa os graves do instrumento.
Preste Atenção aos Diferentes Materiais das Cordas
As cordas de um instrumento influenciam diretamente no som que ele produz. Os ukuleles são comercializados, em sua maioria, com cordas de nyglut da marca Aquila. As cordas de nyglut são um tipo evoluído e mais resistente da junção das cordas de nylon com as antigas cordas de tripa. Elas possuem um som mais alto, com melhora nos graves e agudos que fazem a diferença em instrumentos mais baratos.
As cordas simples de nylon são macias ao toque e, assim como as de nyglut, são indicadas aos iniciantes. Porém, o som é mais baixo e arrebentam facilmente. Por último, há a opção das cordas de fluorcarbono, um material ainda mais durável, mas que pode acabar machucando os dedos. No entanto, o som tem uma característica mais metálica e um volume alto.
Confira as Tarraxas do Ukulele, elas Interferem na Afinação do Instrumento
As tarraxas são as peças responsáveis por esticar as cordas no braço do ukulele e fazer a sua afinação. O tipo de tarraxa mais comum encontrado nos instrumentos é a engrenagem aberta, em que o mecanismo fica exposto. O custo delas é menor, mas necessita de limpeza ou manutenção para não acumular sujeira.
Outro modelo é o de tarraxas blindadas onde o mecanismo fica totalmente selado, assim não corre o risco de sujeiras interferirem. Ambas são consideradas boas para uso, a diferença é que as blindadas terão maior durabilidade e pouca manutenção, mas podem custar mais caro. Os botões que acompanham as tarraxas não interferem no funcionamento, apenas se diferenciam em cores e formatos.
Escolha Entre os Modelos Acústico ou Elétrico
A maioria dos ukuleles são encontrados em modelos acústicos, ou seja, não possuem sistema de captação sonora. Os acústicos são perfeitos para iniciantes e para curtir um som com os amigos em ambientes menores e fechados. Eles tem um custo mais baixo, mas por outro lado, não possuem afinador embutido.
Os ukuleles elétricos permitem que você os conecte através de um cabo a uma caixa de som amplificada. Além disso, são acompanhados de afinador e controles de grave ou agudo, o que facilita bastante. Se você é um profissional ou busca um ukulele para apresentações em lugares abertos e estúdios, escolha o modelo elétrico. Mas não esqueça que seu custo será mais elevado!
bom galera por enquanto é isso voltaremos com mais dicas de UKULELE citando as marcas mais
de custo e beneficio, valeuuuuuuuuuuuu!!!
um grande beijo e Alohaaaaaaaaa!!!
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
WISE DICAS VIOLÕES AÇO - TAGIMA
WISE DICAS VIOLÕES (AÇO)MARCA TAGIMA
Tagima é uma marca nacional com violões bem versáteis para atender diversos tipos de gostos. Esta marca é mais utilizada por pessoas que estão aprendendo a tocar ou buscam um violão com um bom custo x benefício, pois tem alguns violões bem em conta com uma qualidade que compensa, entretanto não supera as marcas internacionais. O acabamento dos violões Tagima não são lá aquelas coisas nos modelos mais baratos, mas o custo compensa bastante pela sonoridade e por serem instrumentos bem completos.
AQUI NESTE VIDEO gostaria de agradecer inclusive a galera do 4GARAGE (cazu) e ao canal GROOVER pela iniciativa, bom! neste vídeo passamos um dica sobre três modelos de violões pois a dificuldade dos alunos em encontrar um violão especifico mas com preço custo e beneficio tem sido uma peleja, então apresentamos três modelos de violão cordas de aço a seguir
TAGIMA DALLAS AFFINITY
TAGIMA DALLAS MOHOGANY
TAGIMA DALLAS NATURAL
Espero ter ajudado voltaremos com mais dicas de violões marcas e modelos, acesse nossa aba lateral onde vamos especificar por modelos (VIOLÃO / AÇO - NYLON)
WISE MUSIC
seja diferente seja WISE
domingo, 25 de outubro de 2020
ALEXANDRE CARVALHO - ADEUS MESTRE 😔😞🎸🎶🎵15 /08/2020
WISE MUSIC - CELEBRIDADES(ALEXANDRE CARVALHO)
HOMENAGEA ESSE O GRANDE MESTRE (ALEXANDRE CARVALHO) QUE NOS DEIXOU AINDA ESTE ANO EM 15 DE AGOSTO NA VERDADE UM ANO PARA SE ESQUECER INFELIZMENTE O CONHECIMENTO DA GUITARRA JAZZISTICA BRASILEIRA FICA UM POUCO MAIS POBRE PRA QUEM NÃO CONHECEU SUGIRO AOS AMANTES DO JAZZ PESQUISAR E ADOTAR SEU METODO PARA OS ESTUDOS, VOU DEIXAR UMA PRÉVIA AQUI E MARCAREMOS EM NOSSO BLOG NA ABA (CELEBRIDADES) ONDE VOCE ENCONTRARÁ OUTROS NOMES.
Considerado pela crítica como uma referência da guitarra jazzística no Brasil e nos EUA. Já atuou com os maiores nomes do jazz nacional e internacional dentre os quais destacam-se Danilo Perez, Delfeayo Marsallis, Jeff Andrews, Bob Mintzer, Jerry Bergonzi, Claudio Roditi, Marcio Montarroyos, Mauro Senise, Leo Gandelman, Nivaldo Ornellas, Robertinho Silva, Paulo Russo e Pascoal Meirelles, além de fazer parte do quinteto Victor Assis Brasil.Atuou também na MPB em 3 turnês mundiais com o cantor e compositor João Bosco. Seu disco em parceria com Idriss Boudrioua, Central Park West foi considerado pela crítica do Jornal O Globo como um dos melhores do gênero já lançados no Brasil.Doutor em música pela Manhattan School of Music, Alexandre Carvalho integrou o corpo docente da instituição de 2007 a 2012. Escreve artigos para as revistas Guitar Player e Guitar Class, além de publicar artigos acadêmicos em colóquios e eventos de pesquisa musical avançada. Foi professor e orientador de inúmeros guitarristas profissionais no Brasil e no exterior. É também professor de uma das mais premiadas plataformas digitais de ensino musical brasileira, a Fica a Dica Premium.Atualmente dedicava-se a seu novo projeto " João Bosco e o Jazz”, grava o último CD de Ed Motta Criterion of the Senses, e acaba de lançar seu CD solo Rio Joy, muito bem recebido pela crítica e presente nas principais plataformas digitais.
ENTREVISTA COM O MESTRE NELSON FARIAS - CAFÉ LA EM CASA
DESCANSE EM PAZ GUERREIRO!!!
sábado, 24 de outubro de 2020
ENTREVISTAS / CHICO BUARQUE
WISE MUSIC ENTREVISTAS CHICO BUARQUE
Galera volatamos em nosso canal pra falar sobre esse video e conhecer um pouquinho sobre a trajetoria de CHICO B um dos mais importantissimos personagens dentro da historia da música popular brasileira, vem junto com a gente então.Francisco Buarque de Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1944), é um músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro. É conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira (MPB). Sua discografia conta com aproximadamente oitenta discos, entre eles discos-solo, em parceria com outros músicos e compactos.Escreveu seu primeiro conto aos 18 anos, ganhando destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum, Chico Buarque de Hollanda, e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda. Autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão do regime militar do Brasil nos chamados "anos de chumbo", tornando-se, ao retornar, em 1970, um dos artistas mais ativos na crítica política e na luta pela democratização no país. Em 1971, foi lançado Construção, tido pela crítica como um de seus melhores trabalhos, e em 1976, Meus Caros Amigos - ambos os discos figuram, por exemplo, na lista dos 100 maiores discos da música brasileira organizada pela revista Rolling Stone Brasil.Além da notabilidade como músico, desenvolveu ao longo dos anos uma carreira literária, sendo autor de peças teatrais e romances. Foi vencedor de três Prêmios Jabuti: o de melhor romance em 1992 com Estorvo e o de Livro do Ano, tanto pelo livro Budapeste, lançado em 2004, como por Leite Derramado, em 2010. Em 2019, foi distinguido com o Prémio Camões, o principal troféu literário da língua portuguesa, pelo conjunto da obra.Neto de Cristóvão Buarque de Hollanda e filho de Sérgio Buarque de Hollanda e Maria Amélia Cesário Alvim, Chico é irmão das cantoras Miúcha, Ana de Hollanda e Cristina. Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa.
nosso agradecimento ao canal SESC TV pela iniciativa, obrigado!
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
DICAS UKE WISE - SISTEMA CAGED
UKE WISE DICAS SISTEMA CAGED NO UKULELE
ALOHAAAAAAAAAAA! VOLTAMOS AGORA PRA FALAR SOBRE O CAGED NO UKULELEUÉHHH?! SERÁ QUE EXISTE TAMBÉM PRO UKULELE? HAHA!!! SIM SÓ QUE FAREMOS DE FORMA DIFERENTE UTILIZANDO OUTRA FORMA DE ACORDES, O SISTEMA CAGED E´CONHECIDO NO VIOLÃO E GUITARRA E SERVE PARA O DOMINIO DO BRAÇO DO INSTRUMENTO COM A CONSTRUÇÃO DA POSIÇÃO DOS ACORDES, COM ISSO O ALUNO GANHA TEMPO E APRENDE RÁPIDO MEMORIZANDO OS ACORDES EM TODO O BRAÇO, EXISTE TAMBÉM DE POSSIBILIDADE DAS CATEGORIAS MAENORES DE ACORDES NESTE VIDEO PASSAMOS A CATEGORIA MAIOR, ENTÃO SE LIGA AÍ!! ASSISTE COMPARTILHA E BONS ESTUDOS!
ALOHAAAAAAAAAAA!!!
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
Arpejos / dedilhados sobre acordes #1
WISE TECLAS DICAS Arpejos e Dedilhados sobre acordes
Olá queridos amigos retornamos em nosso canal pra iniciar alguns exercícios que servirão para aprimorar sua prática no instrumento sendo ele aqui o teclado, na ocasião faremos alguns arpejos e dedilhados com a mão direita e logo após usaremos a mão esquerda para implementar os acordes, tomei como exemplo o clássico DEUS DE PROMESSAS somente a introdução para estudarmos, assista ao video participe conosco, nossas aulas acontecem sempre aqui portanto inscreva seu e-mail para receber novos posts acreditamos que com poucas porções possamos evoluir no aprendizado, lembre-se #VAMOSAPRENDERJUNTOS
sábado, 17 de outubro de 2020
DICAS DE PEDALEIRAS #01
WISE DICAS EQUIPAMENTOS / PEDALEIRAS
Galera wise sejam bem vindos postando uma dica de PEDALEIRAS (Processadores de efeitos), vamos analisar através do canal CASSIO ROBERTO alias muito obrigado por nos ceder com sua visão nas pedalocas aí rs!!!! meu brother vamos que vamos a dica fica para quem tá afim de ajeitar seu setup sem gastar muito então assiste aí voltaremos em breve com mais dicas dentro desse tema agora contribua com seu depoimento mostre sua experiência com pedaleiras e simboraaaaaaaaaahhh!!!
ficamos por aqui e lembre-se #vamosaprenderjuntos
terça-feira, 13 de outubro de 2020
Percepção Rítmica #1
WISE MUSIC PERCEPÇÃO RITIMICA
Galera estou enviando alias estarei enviando sempre que possível vídeos que possam acelerar o processo no aprendizado rítmico, uma das grandes dificuldades do aluno de música está na execução rítmica portanto faremos uso adotando vídeos, artigos e livros para ocasião, gostaria de ante mão agradecer ao canal LEONCIO FERNANDES por nos emprestar do seu conteúdo, por enquanto é só.assistam voltem e assistam novamente faço para que todos tenham um bom estudo
WISE MUSIC
#vamosaprenderjuntos
sexta-feira, 9 de outubro de 2020
EXERCÍCIO MECÂNICO PARA MÃO ESQ / VIOLÃO
WISE MUSICEXERCÍCIOS MECANICOS PARA MÃO ESQUERDAEXERCÍCIO #1
Olá queridos amigos e alunos estou dispondo de algumas ferramentas para os iniciados e também iniciantes no violão, se trata do exercício mecânico para mão esquerda uma maneira prática de desenvolver e destravar a execução de uma escala / solo / contraponto.Aqui hoje aprenderemos usar os dedos Polegar / Indicador / Médio e Anelar (mão esquerda) comece repetindo a mesma corda 4 vezes dê inicio na 6 corda (Mi grave) depois vá subindo até a corda mais aguda (Mi aguda)O segundo passo é iniciar 2 vezes por corda e logo subindo e descendo se sentido seguro faça com uma vez em cada corda subindo e descendo.O terceiro passo é utilizar o METRÔNOMO use uma velocidade baixa no começo por exemplo 60 BPM vá aumentando com seu desempenhoexiste outras variações e com certeza voltaremos postando-as aquigalera se gostou compartilhe ajude-nos e lembre-se #vamosaprenderjuntos
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
WISE / DOCUMENTÁRIOS - JHONNY NESH
WISE / DocumentáriosJhonny Nesh
Este ano foi o ano das perdas consideraveis, ontem perdemos esse cara aí tambem e como é de convir precisamos contar a historia dele para esse nova geração, veja como só essa canção mexeu com muitos corações
I Can See Clearly Now
Johnny Nash, nome artístico de John Lester Nash Jr (Houston, 19 de agosto de 1940 – 6 de outubro de 2020) foi um cantor de reggae estadunidente. Nash alcançou grande fama em 1972 com o hit "I Can See Clearly Now", que foi regravado posteriormente pelo jamaicano Jimmy Cliff.Começou sua carreira nos anos 1950, inicialmente como ator.Morreu em 6 de outubro de 2020, aos oitenta anos.
Singles
- "Hold Me Tight" (1968)
- "You Got Soul" (1969)
- "Cupid" (1969)
- "Stir It Up" (1972)
- "I Can See Clearly Now" (1972)
- "There Are More Questions Than Answers" (1972)
- "Tears On My Pillow" (1975)
- "Let's Be Friends" (1975)
- "(What A) Wonderful World" (1976)
- "Rock Me Baby" (1985)
- "I Can See Clearly Now" (remix) (1989)
- 1972: I Can See Clearly Now
- 1977: Johnny Nash Collection
DESCANSE EM PAZ
terça-feira, 6 de outubro de 2020
AULAS DE CANTO / Qual é a sua Identidade vocal?
AULAS DE CANTO / Wise MusicQual é sua identidade vocal?
Se liga nesse vídeo onde a nossa queridíssima MANU CAVALARO explica em 4 passos a encontrar o seu caminho no canto popular, as vezes a gente que saber como faz e descobrir nosso timbre vocal e começa a se atrapalhar com diversas situações e informações infundadas mas assiste esse vídeo até o final com certeza vai abrir sua mente sobre o assunto, a gente volta em breve como mais dicas de canto popular aqui em nosso canal WISE MUSIC.
um forte abraço, e lembre-se #vamosaprenderjuntos.
segunda-feira, 5 de outubro de 2020
WISE GROOVE BASS - Jaco Pastorius
WISE DICAS GROOVE BASS
Galera vamos pegar a onda do canal TOQUE MAIS BAIXO e falar sobre GROOVE ideias de escalas montadas ou seja aplicadas ao contexto harmônico construindo uma melodia, e nada mais sensato do que trabalhar isso pensando como JACO PASTORIUS pensava, dá uma sacada assista e exercite junto conosco, depois dá um clique na palavra abaixo LINK BASS pra entrar direto no canal do Brothers lá vai esta na descrição o playback pra você tá mandando ver nos treinos.
Forte abraçooooooooooo
LINK BASS
domingo, 4 de outubro de 2020
AULAS DE BATERIA / Leitura 1
WISE MUSIC DRUMMERAulas de Bateria / Leitura de Partitura #1
galera vamos estar trazendo no decorrer da semana algumas postagens sobre aulas de bateria, muito importante a gente poder entender e aplicar essa didática que é a Leitura de partitura na bateria, muitos bateras até hoje a maioria toca por percepção (tirando de ouvido), posso dizer que seja um bom começo sim nada demais porem no decorrer do tempo esses mesmos bateras começam cruzar com situações que necessitam da leitura como uma gravação, um ensaio profissional, com uma galera mais experiente, e é aí que surgem as frustrações e se não tiver alinhado ou atualizado vai ficando para trás poder ser o cara mais craque entre todos mas quando joga um metrônomo e um andamento ou um compasso composto aí já complica e complica muitoooooo rs!!! (já vi muito isso acontecer e é de dar dó mano!) bom pra começar selecionei o canal (TOCANDO BATERIA DO ZERO) do nosso brother MATEUS KERR onde com uma abordagem super interativa consegue passar toda técnica desde a leitura na pauta mesclando as peças da batera, compasso e prática, convido a você a assistir e poder compreender a dinâmica da leitura para o instrumento BATERIA.Desde já um forte abraço e meus agradecimentos ao canal TOCANDO BATERIA DO ZERO.WISE MUSIC _ Harmonia e Improvisação#vamosaprenderjuntos
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
WALKING BASS GUITAR / WISE MUSIC
WISE DICAS - Walking Bass na Guitarra
Você saberia me dizer o que é Walking Bass???? não! tudo bem! não se preocupe peguei essa super dica do canal de nosso parceiro Ozeias Rodrigues sempre gentil em nos conduzir com seu bom gosto.
pois bem vamos lá
O que é o Walking Bass?
Walking Bass é uma técnica bastante utilizada no contrabaixo para criar uma sensação de movimento na música. Geralmente é utilizada pelos baixista de jazz.
Tal técnica consiste em tocar o baixo nos tempos fortes da música, mais especificamente as notas principais dos acordes. Enquanto que no tempo fraco você pode fazer uso de notas de passagem.
E essa técnica foi transportada para a guitarra seguindo praticamente o mesmo conceito. Onde o guitarrista faz a simulação do baixo. E isso ajuda a dar mais “swing” a sua música.
Apesar de ser bastante utilizado na guitarra jazz, o Walking Bass também pode ser aplicado no blues.
Por tanto, essa técnica ajuda a quem vai tocar sozinho e precisa fazer um improviso na parte do baixo.
E ela pode tanto ser usada para ajudar na parte rítmica quanto para conduzir a harmonia.
Como treinar Walking Bass?
Como foi dito aqui antes, tal técnica se aproveita do conceito de tempo forte e tempo fraco na música. Por isso que a melhor e mais indicada maneira de treinar essa técnica (ou qualquer outra) é usando um metrônomo.
A primeira dica aqui para fazer o Walking Bass é pensar na condução, sempre atentando para manter o swing. Ou seja, evitar pensar demais nos acordes e pensar mesmo nos baixos dos acordes.
Para executar essa técnica existem diferentes maneiras. Mas as que vamos apresentar aqui são algumas mais básicas.
Primeira forma de treinar o Walking Bass:
A primeira delas seria utilizando o arpejo do acorde em questão. Por exemplo:
Se tivermos o acorde de C maior, podemos usar o arpejo II, V e I dele, que seriam os acordes: Dm7, G7, e C7M.
Aqui você poderia usar um conceito que já abordamos antes: aproximação cromática.
Então, estando em Dm7 e querendo passar para G7, basta buscar qual a nota que está meio tom acima de G, que seria G#. Estaríamos utilizando aqui o recurso de nota de passagem, que já abordamos aqui no blog também.
Segunda forma de treinar essa técnica:
Outro modo de usar o Walking Bass seria aplicando o mesmo conceito anterior, só que na ascendente.
Ou seja, em vez de buscar qual nota está meio tom acima, buscar qual está meio tom abaixo do acorde de destino. Por exemplo:
Ainda usando o exemplo do arpejo II, V e I de C maior: Dm7, G7, e C7M.
Executando Dm7 e sendo o próximo G7, tocaremos a nota que está meio tom abaixo de G, que é A# ou Gb, depois executaríamos G7.
Terceira forma de treinar:
Outra forma serie utilizando uma condução com as notas de escala de cada acorde, tanto na ascendente quanto na descendente. E aqui você poderia usar o recurso de cromatismo para deixar mais interessante. Veja um exemplo a seguir:
Ainda usando o exemplo do arpejo de C, o que poderíamos fazer aqui é tocar algumas notas da escala de C (antes de partir para o próximo acorde) e, antes de ir para o próximo acorde, tocarmos uma nota de aproximação, assim:
– Execute o acorde de G7 e toque uma ou duas as notas da escala desse acorde, respeitando o ritmo da música em questão. Em seguida vá para o próximo acorde e depois execute as notas da escala desse acorde ou mesmo as notas do acorde principal dessa progressão.
Para entender melhor como isso funciona, fizemos uma explicação bem simples abaixo:
O que você fará aqui é usar a mesma condução rítmica que utilizou antes (nos outros exemplos), mas em vez de repetir o toque no baixo do acorde ou nota de aproximação, alternará com as notas da escala do acorde, sempre tocando uma nota no baixo seguido pela condução com as demais cordas ou tocando duas notas do acorde seguido pela condução, aqui você pode brincar do modo que preferir.
Galera espero que voces tenham gostado, acompanhe os demais vídeos onde trataremos deste tema WALKING BASS, super abraço e lembre-se nossas aulas estão a todo vapor, a quem interessar procure-nos será uma honra poder tê-lo conosco
#VAMOSAPRENDERJUNTOS
Featured Post
MÚSICA e SAÚDE _ "Como a Música afeta seu Cerebro"
Como a Música afeta seu cerebro Olá queridos sejam bem vindos ao nosso canal e o nosso assunto hoje é MÚSICA e SAÚDE veremos no video como...
-
Como a Música afeta seu cerebro Olá queridos sejam bem vindos ao nosso canal e o nosso assunto hoje é MÚSICA e SAÚDE veremos no video como...
-
FALA GALERA LIGADA NO CANAL DE VIDEO AULA E DICAS WISE MUSIC, TUDO JOIA? ESPERO QUE SIM POIS BEM ESTAMOS PREPARANDO ALGO MUITO ESPECIAL ...