WISE DICAS UKULELE (MODELOS / MARCAS / TIPOS)
Aloha! toda comunidade uke wise voltamos agora com dicas de qual modelo / tipo / marca de instrumento para minha iniciação dos estudos, muito importante isso antes de comprar dá uma olhadinha nesse artigo e vídeo que deixaremos pra você que ficou apaixonado pelo sonzinho bacana do UKULELE, simbora antes de mais nada queri a gradecer ao canal EXPLORANDO O UKULELE que nos ajudou
nesse missão.se liga aí!!!
Como Escolher o Melhor Ukulele
Para escolher um ukulele pela internet, é importante termos o conhecimento das diferentes características do instrumento, como tamanho do ukulele, material do corpo e das cordas, tarraxas e a projeção de som. Para te ajudar, explicamos tudo isso abaixo. Confira!
Escolha Pelo Tamanho do Ukulele
Os ukuleles possuem uma nomenclatura diferente para cada tamanho de instrumento. Você sabe qual é a diferença entre o ukulele soprano, concerto ou tenor? Confira a seguir!
Soprano: o Menor e Mais Indicado para Iniciantes
O tamanho soprano é o menor entre os ukuleles. Ele possui cerca de 53 cm ao todo (21 polegadas), 4 cordas e 12 a 15 casas de escala. O som é mais agudo e a afinação é em GCEA, ou seja, a quarta corda é Sol, a terceira corda é Dó, a segunda corda é Mi e a primeira corda é Lá. O soprano é indicado para iniciantes no ukulele ou em qualquer instrumento de cordas.
Para adultos com dedos mais grossos pode ser difícil tocar os acordes, pois o espaço das casas é menor. Por este motivo ele é perfeito para crianças, além de ser pequeno, leve e portátil.
Concerto: Projeção de Som mais Aberta
Um ukulele concerto tem o tamanho um pouco maior que o soprano, com 58 cm (23 polegadas) e 12 a 17 casas de escala. O espaço entre as escalas é maior, assim como o braço do instrumento. A afinação é a mesma que a do soprano, em GCEA. Já a projeção do som é mais aberta, com maior volume e destaque para médios e graves.
O tamanho concerto é indicado tanto para iniciantes que querem se arriscar um pouco mais, como para quem já toca ukulele ou outros instrumentos de corda.
Tenor: o Modelo Perfeito para Dedilhados e Solos
O modelo tenor é maior que os anteriores, possuindo 66 cm (26 polegadas) e 17 a 19 trastes. Este modelo tem a mesma afinação em GCEA. A diferença é que o som é menos agudo, com graves e médios reforçados, maior volume e duração longa.
É indicado para quem já toca instrumentos de corda, como o violão, e procura por um ukulele especial para solos e dedilhados.
Barítono: o Diferentão da Turma
O maior de todos os ukuleles, possui o tamanho em 76 cm (30 polegadas) e 19 casas ou mais. A diferença se encontra também na afinação das 4 cordas, que segue a mesma afinação das primeiras cordas do violão. Ela será em DGBE: Ré, Sol, Si e Mi,
O ukulele barítono é o menos popular dos três, por isso, pode ser mais difícil conseguir cifras para este instrumento. Além disso, por ser maior não tem tanta mobilidade como os outros. Mas, pode ser uma ótima escolha para quem tem familiaridade com violão e procura um instrumento com características diferentes dos outros modelos.
Escolha de Acordo com a Madeira de Corpo do Instrumento
A madeira de corpo do ukulele é responsável pela projeção do som. As madeiras utilizadas são maciças ou laminadas. A laminada possui mais camadas de madeira, o que torna o instrumento mais acessível. Já a madeira maciça possui apenas uma camada sólida de madeira, que torna o instrumento mais resistente e com o custo mais elevado.
Também existe modelos produzidos com plástico policarbonato ou ABS. Estes materiais são resistentes e a prova d'água, mas não apresentam muitas diferenças em relação a qualidade e projeção de som. Portanto, falaremos apenas sobre as madeiras. Confira!
Mogno: Madeira Utilizada nos Modelos de Entrada
Uma das madeiras mais utilizadas no tampo e corpo dos instrumentos, geralmente de forma laminada. Ela ressoa um som bem equilibrado de baixo a alto que se adequa a diferentes estilos musicais. Uma alternativa à madeira mogno é a Sapele que possui uma qualidade diferente e um preço mais acessível. Ambas são madeiras utilizadas em modelos de entrada, ou seja, aqueles indicados para iniciantes.
Spruce: Projeção de Som Especial para Solos
Spruce é, na verdade, uma família de madeiras. Em ukuleles é geralmente usada a Spruce Sitka, de cor clara. É uma madeira resistente que tem uma projeção de som bem clara, forte e vibrante, com suas notas destacadas. Ukuleles produzidos com este tipo de madeira são perfeitos para solos e dedilhados.
Koa: Madeira Típica do Havaí e Supervalorizada no Mercado
Koa é uma madeira muito utilizada na produção de móveis, canoas e instrumentos no Havaí. Por ser supervalorizada no mercado, o ukulele produzido com a madeira Spruce poderá ter um custo mais elevado. A projeção de som é limpa, com boa resposta para médios, agudos e graves, combinando com batidas mais leves, como o reggae.
Rosewood (Jacarandá da Bahia): a Preferida dos Músicos
A madeira Rosewood, conhecida como Jacarandá, é comumente utilizada no braço (escala) e laterais dos instrumentos musicais. É uma madeira muito apreciada por músicos e luthiers, profissionais especializados no reparo e construção de instrumentos de corda. Quando utilizada no corpo do ukulele, oferece uma projeção de som mais encorpada que ressoa os graves do instrumento.
Preste Atenção aos Diferentes Materiais das Cordas
As cordas de um instrumento influenciam diretamente no som que ele produz. Os ukuleles são comercializados, em sua maioria, com cordas de nyglut da marca Aquila. As cordas de nyglut são um tipo evoluído e mais resistente da junção das cordas de nylon com as antigas cordas de tripa. Elas possuem um som mais alto, com melhora nos graves e agudos que fazem a diferença em instrumentos mais baratos.
As cordas simples de nylon são macias ao toque e, assim como as de nyglut, são indicadas aos iniciantes. Porém, o som é mais baixo e arrebentam facilmente. Por último, há a opção das cordas de fluorcarbono, um material ainda mais durável, mas que pode acabar machucando os dedos. No entanto, o som tem uma característica mais metálica e um volume alto.
Confira as Tarraxas do Ukulele, elas Interferem na Afinação do Instrumento
As tarraxas são as peças responsáveis por esticar as cordas no braço do ukulele e fazer a sua afinação. O tipo de tarraxa mais comum encontrado nos instrumentos é a engrenagem aberta, em que o mecanismo fica exposto. O custo delas é menor, mas necessita de limpeza ou manutenção para não acumular sujeira.
Outro modelo é o de tarraxas blindadas onde o mecanismo fica totalmente selado, assim não corre o risco de sujeiras interferirem. Ambas são consideradas boas para uso, a diferença é que as blindadas terão maior durabilidade e pouca manutenção, mas podem custar mais caro. Os botões que acompanham as tarraxas não interferem no funcionamento, apenas se diferenciam em cores e formatos.
Escolha Entre os Modelos Acústico ou Elétrico
A maioria dos ukuleles são encontrados em modelos acústicos, ou seja, não possuem sistema de captação sonora. Os acústicos são perfeitos para iniciantes e para curtir um som com os amigos em ambientes menores e fechados. Eles tem um custo mais baixo, mas por outro lado, não possuem afinador embutido.
Os ukuleles elétricos permitem que você os conecte através de um cabo a uma caixa de som amplificada. Além disso, são acompanhados de afinador e controles de grave ou agudo, o que facilita bastante. Se você é um profissional ou busca um ukulele para apresentações em lugares abertos e estúdios, escolha o modelo elétrico. Mas não esqueça que seu custo será mais elevado!
bom galera por enquanto é isso voltaremos com mais dicas de UKULELE citando as marcas mais
de custo e beneficio, valeuuuuuuuuuuuu!!!
um grande beijo e Alohaaaaaaaaa!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário