sexta-feira, 2 de outubro de 2020

WALKING BASS GUITAR / WISE MUSIC


 WISE DICAS - Walking Bass na Guitarra

Você saberia me dizer o que é Walking Bass???? não! tudo bem! não se preocupe peguei essa super dica do canal de nosso parceiro Ozeias Rodrigues sempre gentil em nos conduzir com seu bom gosto.

pois bem vamos lá


O que é o Walking Bass?

Walking Bass é uma técnica bastante utilizada no contrabaixo para criar uma sensação de movimento na música. Geralmente é utilizada pelos baixista de jazz.

Tal técnica consiste em tocar o baixo nos tempos fortes da música, mais especificamente as notas principais dos acordes. Enquanto que no tempo fraco você pode fazer uso de notas de passagem.

E essa técnica foi transportada para a guitarra seguindo praticamente o mesmo conceito. Onde o guitarrista faz a simulação do baixo. E isso ajuda a dar mais “swing” a sua música.

Apesar de ser bastante utilizado na guitarra jazz, o Walking Bass também pode ser aplicado no blues.

Por tanto, essa técnica ajuda a quem vai tocar sozinho e precisa fazer um improviso na parte do baixo.

E ela pode tanto ser usada para ajudar na parte rítmica quanto para conduzir a harmonia.

 

Como treinar Walking Bass?

Como foi dito aqui antes, tal técnica se aproveita do conceito de tempo forte e tempo fraco na música. Por isso que a melhor e mais indicada maneira de treinar essa técnica (ou qualquer outra) é usando um metrônomo.

A primeira dica aqui para fazer o Walking Bass é pensar na condução, sempre atentando para manter o swing. Ou seja, evitar pensar demais nos acordes e pensar mesmo nos baixos dos acordes.

Para executar essa técnica existem diferentes maneiras. Mas as que vamos apresentar aqui são algumas mais básicas.

 

Primeira forma de treinar o Walking Bass:

A primeira delas seria utilizando o arpejo do acorde em questão. Por exemplo:

Se tivermos o acorde de C maior, podemos usar o arpejo II, V e I dele, que seriam os acordes: Dm7, G7, e C7M.

Aqui você poderia usar um conceito que já abordamos antes: aproximação cromática.

Então, estando em Dm7 e querendo passar para G7, basta buscar qual a nota que está meio tom acima de G, que seria G#. Estaríamos utilizando aqui o recurso de nota de passagem, que já abordamos aqui no blog também.

 

Segunda forma de treinar essa técnica:

Outro modo de usar o Walking Bass seria aplicando o mesmo conceito anterior, só que na ascendente.

Ou seja, em vez de buscar qual nota está meio tom acima, buscar qual está meio tom abaixo do acorde de destino. Por exemplo:

Ainda usando o exemplo do arpejo II, V e I de C maior: Dm7, G7, e C7M.

Executando Dm7 e sendo o próximo G7, tocaremos a nota que está meio tom abaixo de G, que é A# ou Gb, depois executaríamos G7.

 

Terceira forma de treinar:

Outra forma serie utilizando uma condução com as notas de escala de cada acorde, tanto na ascendente quanto na descendente. E aqui você poderia usar o recurso de cromatismo para deixar mais interessante. Veja um exemplo a seguir:

Ainda usando o exemplo do arpejo de C, o que poderíamos fazer aqui é tocar algumas notas da escala de C (antes de partir para o próximo acorde) e, antes de ir para o próximo acorde, tocarmos uma nota de aproximação, assim:

– Execute o acorde de G7 e toque uma ou duas as notas da escala desse acorde, respeitando o ritmo da música em questão. Em seguida vá para o próximo acorde e depois execute as notas da escala desse acorde ou mesmo as notas do acorde principal dessa progressão.

Para entender melhor como isso funciona, fizemos uma explicação bem simples abaixo:

O que você fará aqui é usar a mesma condução rítmica que utilizou antes (nos outros exemplos), mas em vez de repetir o toque no baixo do acorde ou nota de aproximação, alternará com as notas da escala do acorde, sempre tocando uma nota no baixo seguido pela condução com as demais cordas ou tocando duas notas do acorde seguido pela condução, aqui você pode brincar do modo que preferir.

Galera espero que voces tenham gostado, acompanhe os demais vídeos onde trataremos deste tema WALKING BASS, super abraço e lembre-se nossas aulas estão a todo vapor, a quem interessar procure-nos será uma honra poder tê-lo conosco

#VAMOSAPRENDERJUNTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Featured Post

MÚSICA e SAÚDE _ "Como a Música afeta seu Cerebro"

  Como a Música afeta seu cerebro Olá queridos sejam bem vindos ao nosso canal e o nosso assunto hoje é MÚSICA e SAÚDE veremos no video como...