PEDAGOGIA Por CARL ORFF
Carl Orff (1895-1982) nasceu na cidade de Munique, Alemanha. Filho de pais mĂșsicos, iniciou seus estudos de piano em 1900, sob a orientação de sua mĂŁe. Aprendeu violoncelo e participou da orquestra da escola em que estudava, alĂ©m de cantar solos no coral da igreja que frequentava. Aos 14 anos teve contato com o mundo dos grandes espetĂĄculos, por meio da Ăłpera. Entre 1912 e 1914 estudou na Academia de MĂșsica de Munique.
Suas composiçÔes, de inĂcio, tiveram como referĂȘncia as transformaçÔes musicais do inĂcio do sĂ©culo XX. O contato com a mĂșsica de Gustav Mahler, Claude Debussy, as combinaçÔes de som e ruĂdo, a enarmonia dos futuristas e a proposta atonal de Arnold Schoenberg proporcionaram-lhe a perspectiva de um novo universo musical. Em 1916, assumiu, por um ano, a função de Mestre de Capela na Orquestra de CĂąmara de Munique e, de 1918 a 1919, foi Mestre de Capela no Teatro Nacional de Mannheim e no Teatro da Corte do GrĂŁo Duque de Darmstadt.
Carl Orff desenvolveu um estilo de composição baseado em experimentos criativos. Fez obras para coro e instrumentos, para voz e piano e produziu ainda peças para coro a cappella e para coro falado. No percurso de sua produção artĂstica, aprimora uma nova concepção de palavra, movimento e som, em que o Ășltimo deixa de ser o elemento dominante para estar a serviço da cena e da palavra.
ACESSE A PROPOSTA PEDAGOGICA DE ORFF
Nenhum comentĂĄrio:
Postar um comentĂĄrio