PENTATÔNICAS
Afinal, o que é a escala pentatônica?
Essa escala segue um conceito extremamente simples. A escala pentatônica maior é, na verdade, um apanhado de notas que estão na escala maior. Todo mundo sabe que essa escala tem sete notas diferentes, e a escala pentatônica escolheu cinco notas dentre estas sete para criar uma escala completamente diferente.
Quando a escala maior passa a ter apenas cinco notas ao invés de sete, acaba recebendo o nome de pentatônica maior. Essa escala é extremamente útil, e com toda a certeza tem os motivos pelos quais é tão famosa.
A escala pentatônica tem notas que, quando tocadas, sempre vão gerar uma melodia que é agradável, por mais que você apenas esteja executando a escala pentatônica de cima para baixo ou de baixo para cima.
É por conta disso que ela facilita muito a vida dos músicos. É só você decorá-la e pronto, quando precisa improvisar dentro de uma música que esteja dentro de uma tonalidade maior já tem tudo na mão, sem correr grandes riscos de escolher uma nota meio estranha.
A escala pentatônica pode ser tocada de qualquer jeito, de frente pra trás, de trás pra frente, do meio pra trás, do fim pro começo, de cabeça pra baixo, e por aí vai. Não importa a forma como você resolver tocá-la, ela vai sempre ser legal.
Escala pentatônica maior e menor
A escala pentatônica pode ser identificada tanto como maior quanto como menor. Como já falamos, a escala pentatônica maior tem cinco notas que vem da escala maior, enquanto a escala pentatônica menor possui cinco notas que vem da escala menor.
A principal diferença aqui é quais são os graus removidos da escala maior e da escala menor. A escala pentatônica maior conta com os graus 1, 2, 3, 5 e 6 da escala maior, sendo removidos dela os graus 4 e 7. Por outro lado, a escala pentatônica menor conta com os graus 1, 3, 4, 5 e 7 da escala menor natural, ficando de fora os graus 2 e 6.
A escala pentatônica pode ser usada em diversos tipos de situação e estilos musicais. Porém, ela funciona especialmente no Blues e nos estilos derivados dele, em especial o Funk e o Pop. Foi no Blues que essa escala ganhou mais notoriedade na música mundial, mas não podemos deixar de lembrar que a escala pentatônica está presente em diversas culturas, fazendo parte dos cantos folclóricos, ritualísticos, etc.
ESPERO TER AJUDADO VOLTAMOS EM BREVE COM MAIS DICAS DE PENTATÔNICAS NA GUITAR...
Nenhum comentário:
Postar um comentário