O que um músico sem emprego fixo pode fazer em tempos de Coronavírus?
Se você é músico ou musicista, e não tem um emprego fixo, é provável que o momento não seja dos melhores. Seu ganha-pão é tocar em público e viajar com sua música, e nenhuma das duas coisas pode ser feita durante a pandemia de COVID-19. Especialistas em saúde e governos estão incentivando o “Distanciamento Social” (evitar qualquer contato com outras pessoas que não seja essencial) para ajudar a lutar contra a disseminação do vírus.
Semanas atrás, isso significava que festivais gigantes e conferências como o SXSW e ASCAP Experience foram cancelados, enquanto outros gigantes como Lollapallooza e Coachella foram adiados.
Mas nos últimos dias, mesmo bares, restaurantes e lugares menores passaram a ser desaconselhados.
Ficou claro que o Coronavírus veio para mudar a nossa vida e nossa carreira pelos próximos meses, e isso é algo que levamos a sério. Os músicos que vivem de show tiveram de aceitar uma perda financeira grande, em nome de um bem comum e maior. Não tem jeito de evitar a verdade: a realidade hoje é ruim.
Por mais que seja difícil ver um lado positivo nisso tudo, a gente veio aqui para oferecer alternativas, auxílios, ajuda e conselhos para quem estiver precisando, na esperança de que, mesmo em tempos ruins, você consiga continuar produtivo, aprendendo, e possa sair dessa melhor do que entrou.
Se possível, pegue uns freelas. Ou quem sabe até um outro trabalho:
Você também é capaz de fazer trabalho remoto para outras áreas? É bem provável que você tenha habilidades necessárias para outros trampos (marketing digital, design, mixagem etc.) procure oportunidades na área.
Separamos uma lista de vagas disponíveis no mercado agora:
NOVO: Spotify Podcast
TikTok – Music Operations (Freelancer)
Deezer – Gerente de Marketing (artista)
Deezer – Marketing de parceiros (Estágio)
Spotify – Editor, Cultura musical e editorial
Shows ao vivo por streaming
Nada substitui a experiência de tocar ao vivo, mas shows online podem ser divertidos, do jeitinho deles.
Muitos artistas estão aderindo o live neste momento.
Se você tem um número expressivo de seguidores nas mídias sociais, pode até fazer uma série de shows ao vivo por streaming, um para cada show que teve de cancelar. Mas, se você ainda está começando na carreira artística, eu aconselho você a fazer esses shows abertos para todo mundo, e assim conquistar fãs e ver a que o público reage..
Shows em streaming ao vivo também podem render dinheiro, então coloque um link de PayPal.me ou de Venmo na descrição do seu evento, e incentive as pessoas a doarem.
O momento é agora!
Veja a lista de festivais por streaming que já estão rolando:
Confira essas opções de plataformas e de ferramentas para fazer shows em streaming:
- Instagram Live for musicians (Instagram Live para músicos)
- Facebook live
- Twitch for musicians (Twitch para músicos)
- YouTube Live
Sim, existem algumas plataformas pagas para fazer transmissões ao vivo, mas o público já está em casa, usando as plataformas e ferramentas que eles preferem — Facebook, Instagram etc. É você precisa ir AONDE ELES ESTÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário