quarta-feira, 24 de maio de 2023

CELEBRIDADES _ Tina Turner 🎵


 

TINA TURNER 


Tina Turner foi considerada a mais vibrante cantora da história da música. Quem a viu subir ao palco, afirma que o calor e a energia transmitidos por ela não se compara a nenhuma outra sensação já vivida. Tina exalava sensualidade de cada poro desde o inà­cio de sua carreira, quando era vocalista do grupo The Ike & Tina Turner Revue, no final dos anos 50. Nessa fase, ela já era Tina Turner, mas nem sempre foi assim.

Tina nasceu Anna Mae Bullock, em Brownsville, Tenessee, no dia 26 de novembro de 1939. Abandonada pelo pai, junto com a irmã Alline, foi morar com a avó em Nutbush, para em seguida mudar-se para a casa de sua mãe em St. Louis, em 1956.

Foi lá que Anna Bullock conheceu Ike Turner, um roqueiro promissor que logo ficou impressionado com sua estrondosa voz e a convidou para cantar em sua banda. Inicialmente Anna não quis por não acreditar muito na história. Mas, diante da insistência de Turner rendeu-se o convite. Foi então que aos 18 anos, Anna Bullock se transformou em Tina Turner.

Primeiramente Tina juntou-se a Ike Turner para fazer uma turnê, como parte do backing vocal. Só dois anos mais tarde, Tina seria a estrela do show. E foi aà­ que o conjunto passou a chamar Ike Turner & The Kings of Rhythm. Tempos depois teria definitivamente o nome de Ike & Tina Turner.

Em 1960, a dupla começou a bater as listas de vendas com a música 'A Fool in Love'. No decorrer da década, com ajuda do produtor Phil Spector, a banda explodiu com 'River Deep Mountain High' e, em 1971, consagraram o tema 'Proud Mary', uma versão da banda Creedence Clearwater Revival.

Mas, como na maioria das histórias, as fases boas não duram para sempre, com Tina não seria diferente. Anos depois ela abandonou Ike Turner devido a seu comportamento agressivo e consumo excessivo de drogas, além das diferenças pessoais. Do relacionamento, restou o nome consagrado de Tina e um filho.

Nos anos 70, o número de turnês e a venda de discos caà­ram, apesar do sucesso de Tina Turner durante sua atuação em "The Who's Rock Opera", onde ela cantou sozinha 'Acid Queen', apelido que foi lhe concedido pela mà­dia. Tina se viu livre e independente e acabou se separando legalmente de Ike exigindo na justiça apenas seu nome artà­stico. Para voltar a ser o que era, Tina decidiu partir para carreira solo, com apresentações em alguns programas e quadros de TV, como The Hollywood Squares, Donny and Marie, The Sonny & Cher Comedy Hour.

Tina ainda gravou alguns álbuns para a United Artists no final da década de 70, que não renderam muita repercussão. Em 1983 voltou com o projeto dos integrantes de Heaven 17, Ian Craig Marsh e Martin Ware, denominado B.E.F., onde fazia uma versão do tema de The Temptations 'Ball of Confussion'. Surgiu então um contrato com a gravadora Capitol. Era a chance de retomar o caminho do sucesso.

Seu primeiro single foi uma versão do clássico de Al Green 'Let's Stay Together', que entrou com força nas listas em 1984. Foi seguido pelo sucesso de 'What's Love Got to Do With It', que se manteve três semanas em primeiro lugar, convertendo-se em um dos hits da época. No mesmo ano lançou Private Dancer, com o qual conseguiu os sucessos 'Better Be Good to Me' e 'Private Dancer'.

Tina ficou em evidência no mundo todo. Voltou a se apresentar nos palcos dos quatro cantos da Terra, cada vez mais brilhante. Esta talvez tenha sido a época da melhor fase musical de Tina. Sua música passava pelo rock, pelo R&B e pelo romantismo, tudo levado pela voz rosnante e sua sensacional presença de palco.

'We Don't Need Another Hero' em 1985 foi mais um estouro e 'Typical Male", do ano seguinte, seu último grande sucesso da década. Os anos 90 serviram para Tina se dedicar mais à s turnês pelo mundo e editar discretos álbuns, que acrescentaram seu nome como artista consagrada.

quinta-feira, 18 de maio de 2023

REPERTÓRIOS _ Rita Lee (Ovelha Negra) 🎵


 

RITA LEE 

(OVELHA NEGRA)


E aí rapaziadaaaaaaah beleza pura!? saudações! 

Estamos de volta pra homenagear uma das que foram e abriu os caminhos da música na voz feminina dentro do ROCK NACIONAL a saudosa RITA LEE além de música trouxe muito da irreverencia e interpretação nas suas apresentações, deixou um grande legado e inúmeros hits, vai ficar marcado pra sempre.

SEPARAMOS (OVELHA NEGRA) um clássico de 1975 eu estava com 1 ano de idade kkkk!!! e já respirando as melodias dessa rainha do ROCK NACIONAL

Ficamos por aqui, um forte abraço!


WISE MUSIC

quarta-feira, 17 de maio de 2023

MÚSICA e SAÚDE _ 4 BENEFICIOS DA MÚSICA PARA CRIANÇAS 🧑🎵


04 BENEFICIOS DA MÚSICAS PARA CRIANÇAS

Saiba como a música ajuda no desenvolvimento e no aprendizado das crianças.

As diferentes formas de arte podem contribuir muito para o desenvolvimento infantil, e a música é certamente uma delas. Você já deve ter percebido como muitos brinquedos educativos emitem sons ou músicas, não é mesmo? Isso porque as atividades que envolvem músicas têm um papel especial no estímulo de áreas específicas do cérebro, como as que beneficiam a cognição e o desenvolvimento de outras habilidades essenciais durante o crescimento das crianças.

Quando os pequenos têm contato com a música, podem desenvolver algumas características com certa facilidade, como a fala, a dicção e a coordenação motora. Ainda, se tocam um instrumento ou passam por algum aprendizado musical antes dos cinco anos, apresentam a área frontal do cérebro, responsável pelo conhecimento lógico e abstrato, mais desenvolvida. Saiba mais sobre os benefícios da música para o desenvolvimento infantil neste post!

Ativa a memória e o raciocínio

A música também está relacionada ao processo educativo, pois contribui para a ativação da memória e do raciocínio lógico. Ela desenvolve algumas áreas do cérebro de formas que nenhuma outra linguagem é capaz, tornando-as mais poderosas. Além disso, também auxilia no aprendizado matemático e na percepção espacial. Elementos como timbre, tempo e tom são importantes para esse processo, pois para afinar um instrumento, para improvisar e criar, por exemplo, é preciso lembrar o som da nota. Se a criança aprende ou canta uma música, a memória sequencial é exercitada.

Estimula a alfabetização

A música pode ser um estimulante na fase de alfabetização. Afinal, a sequência dos sons produzidos tem relação direta com a linguagem. As canções infantis, por exemplo, ajudam as crianças a entender o significado das palavras, sobretudo as que possuem rimas e frases ou sílabas repetitivas. As crianças armazenam palavras ao ouvirem e cantarem uma música, e a dicção também pode ser aprimorada.

Integra corpo e mente

A linguagem musical permite a integração entre corpo e mente, entre a sensibilidade e a razão, e entre a criatividade e os recursos técnicos, por exemplo. São pontos importantes para o desenvolvimento infantil no que diz respeito a comunicação, consciência e expressão corporal; portanto, a música é também significativa para a vida adulta. A criança cria maior segurança emocional e melhora a socialização, além de o contato com a música possibilitar que ela se expresse por meio do corpo. Pode ser demonstrando o que ela sente ao ouvir o som, cantando ou realizando movimentos.

Melhora a concentração

Outro benefício do contato das crianças com a música é o aumento da capacidade de concentração. Os pequenos ficam sensibilizados com os sons e passam a apreciá-los, potencializando os níveis de concentração. A criança consegue analisar e perceber mais detalhes em diversas situações, além de a concentração ser fundamental para o aprendizado. Se ela for cantar um trecho de uma música ou fazer um solo instrumental, também é necessário estar focada para realizar as tarefas. 

O contato com a música é muito positivo desde o começo da infância e pode ser introduzido em casa. Os conhecimentos musicais podem ser ensinados em atividades lúdicas, sem medo do barulho ou de desafinar. Ampliar o repertório de experiências das crianças é uma ótima maneira de exercitar o seu cérebro e, assim, contribuir para o seu desenvolvimento. Só benefícios para os pequenos!


 

segunda-feira, 15 de maio de 2023

CONTRABAIXO _ Dica Para AMp Portátil (JOYO MA -2B)


 

DICAS DE CONTRABAIXO

EQUIPAMENTOS

AMP. PORTATIL JOYO MA - 2B


Olá gajos rsssssssss!!! cara olha só que legal esse amplificador portátil da marca JOYO dá pra você estudar e tirar um som aí onde você quiser no quintal / na cozinha / no banheiro... rs! 

Saca só que som perfeito! e se você tiver de  posse de um contrabaixo de marca legal vai sentir muito mais


Uma ótima opção pra você que tá estudando e não pode investir muito...


Espero ter contribuído até mais... 

sexta-feira, 12 de maio de 2023

CONDUÇÃO RITMICA _ 04 Possibilidades de Condução na Bateria 🥁


 


04 POSSIBILIDADES DE CONDUÇÃO RÍTMICA NA BATERIA


Olá pessoal tudo joia de volta com mais dicas e agora com condução Rítmica na Bateria separei este video com 4 possibilidades saca só que legal...

Compartilhe com seus amigos 

Se inscreva no Canal voltaremos com mais Dicas


WISE MUSIC


quarta-feira, 10 de maio de 2023

DICAS DE BATERIA _ Qual a Melhor Caixa para BATERIA 🥁


 DICAS DE BATERIA 

QUAL A MELHOR CAIXA PRA BATERIA


E aí meus manos e manas rs! tudo bem, vamos pra mais uma dica e agora na bateria! 

Galera qual a melhor CAIXA pra minha batera? cara isso aí é muito subjetivo ou seria relativo vixeeeeh! hahaha! então bora lá separei este super video com o mestre ÉBANO inclusive acessa o canal o do brother porque tem muita coisa boa! 

Beleza pessoal tamo junto vamos que vamos! 

VOLTAREMOS EM BREVE!

segunda-feira, 8 de maio de 2023

CANAIS E SITES _ Claudio Olliver Vocal Coach 🎙🎵


 

CANAIS E SITES 

(CLAUDIO OLLIVER)


Galera estamos de volta e com mais dicas com direcionamento indicando esse super canal sobre dicas e aulas de Canto, o canal da vez é o do Claudio  Olliver estive por um bom tempo analisando a forma como ele passa todo conteúdo e cara! esse mano é muito focado e não te cansa com mais de vários minutos ali explicando tentando empurrar assuntos que você as vezes tá afim de aprender pode ir com muita confiança o cara é bom

Bom ficamos por aqui,  acesse e se inscreva para mais dicas 


Marcelo Sathler  

quinta-feira, 4 de maio de 2023

RITMO _ A Diferença do PULSO e TEMPO 🥁



 PULSO X TEMPO


Olá queridos amigos de volta hoje iniciando mais um mês e agora vamos de RITMO bora lá? 

A necessidade de entender esta matéria dentro da música sempre foi um desafio, pois na hora de estudar deixamos de lado, enfim trouxe este video do Mestre Marcelo Coelho a propósito sigam nas redes sociais vale a pena, beleza peço para anotem tudo além disso um artigo vai servir para que reforce nosso pensamento para este tema... 

Tempo e Compasso são parte dos conceitos fundamentais da música e você vai aprender aqui nesse artigo as características de cada um e a diferença entre eles.

Quando estudamos música por conta própria, alguns enganos ou desentendimentos podem acontecer. Embora seja comum, isso pode afetar nosso desenvolvimento e, até, tirar nossa credibilidade no futuro.

Um desses enganos comuns ocorre bastante quando nos referimos a tempo e compasso, unidades de medida e padronização do ritmo.

Caso não saiba o que são ou tenha dúvida se o que sabe é verdade, vamos esclarecer o tema para você.

Por isso, fique conosco até o final e desvendo esses termos tão importantes na teoria musical.

Ritmo: a origem de tempo e compasso

Como falamos em nossa aula sobre batidas de violãoritmo é um dos três elementos fundamentais da música. Ele é parte do organismo da música.

Tendo o nome vindo do grego, ritmo significa sucessão, regularidade.

Toda música, bem como todo estilo musical, possui uma sucessão de momentos. Quando falamos de estilos, estamos agrupando as várias músicas que possuem um ritmo parecido ou igual.

Só de ouvir uma valsa, automaticamente reconhecemos a qual estilo pertence, não é mesmo? E o mesmo vale para vários outros, seja rock, punk, toada, flamenco, etc. Isso é devido ao ritmo, combinado?

Porém, para conseguirmos entender o ritmo, dividimos esses momentos da música em dois conceitos: tempo e compasso.

Tempo: a unidade de medida da música

Com exceção do soco do One Punch Man, basicamente tudo no mundo pode ser medido. Líquidos com litros, distância com metros, sólidos com quilos. O ritmo, por sua vez, tem suas pulsações medidas pelos tempos.

E não podemos confundir o tempo musical com o relógio, combinado? Isso porque o tempo musical não se baseia em segundos, mas em pulsos.

Eu explico:

Um relógio tem por mínima unidade de medida o segundo. E os segundos sempre se repetem com a mesma frequência.

No entanto, quando falamos do tempo musical, ele pode ter as repetições mais rápidas ou mais lentas de música para música. Afinal temos ritmos mais acelerados e outros mais demorados.

A mínima unidade do tempo musical é o pulso — ou bit, em inglês. E o instrumento que utilizamos para medir seus pulsos é o metrônomo.

Compasso: o tratamento dos tempos

Você já sabe o que é tempo, certo? Agora, precisa saber que os vários tempos de uma música podem ser organizados, para que façam sentido no todo. E essa organização acontece justamente nos compassos.

Trataremos aqui compassos simples, a fim de tornar mais fácil o entendimento. Tudo bem?

Compassos são o resultado do agrupamento dos tempos. Assim, dentro de um compasso, caberá um determinado número de tempos. A música fica dividida, então, nesses containers.

Continuemos com a canção que usamos para entender os tempos, certo? Quero que você, junto comigo, veja como, ao dividirmos a parte cantada de acordo ao tempo, teremos os seguintes resultados:

HEllo DARKness MY old FRIEND-ND-ND-ND-ND
I’ve COme to TALk with YOU aGAIN-N-N-N-N
beCAUse a VIsion SOFTly CREE-EE-PING-NG-NG
LEFT it’s SEED while I WAS sLEE-EE-PING-NG-NG
AND the VIsion-ON-ON – THAS was PLAN-TED IN
My-Y BRAIN-N-N sTILL reMAIN-N-N
WiTHIN the SOUND-ND-ND-ND of SIleNCE-NCE

Aqui, destaquei não apenas a sílaba de cada tempo (maiúsculas), como, também, os tempos fortes (negrito). E, se olhar com atenção, perceberá que, para cada tempo forte, há três tempos fracos. E o que isso nos conta?

Ora, você se lembra do conceito de compasso que vimos há pouco? Compassos são grupos de tempos. Nessa canção, o compasso corresponde a quatro tempos, ou quatro bits. Para cada linha aqui apontada, temos dois compassos da música. Você pode conferir com maior precisão analisando a própria partitura da música, afinal o exemplo é pura analogia.

Tipos de compasso

Uma música possui seu compasso, mas diferentes músicas possuem compassos diferentes. Os mais comuns são:

  • 4/4 ou quaternário: possui um tempo forte seguido de três fracos;
  • 3/4 ou ternário: possui um tempo forte seguido de dois fracos;
  • 2/2 ou binário: possui um tempo forte seguido de um único tempo fraco.

De todos, o que mais veremos em músicas populares será o quaternário. Em teoria, nele cabem até quatro semimínimas — a duração de uma batida nossa.

Esperamos que tenha aprendido tudo sobre tempo e compasso. Mas, caso fique ainda alguma dúvida, basta falar com a gente nos comentários. Será um prazer imenso ajudar você.

Agora, grande aluno, compartilhe esta matéria em suas redes sociais e não deixe de visitar-nos com frequência. Nossa prioridade é o seu aprendizado.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

CELEBRIDADES _ Maestro Chiquinho Moraes 🎵



 MAESTRO CHIQUINHO MORAES

É COM ESTE CLÁSSICO DA MPB  NA VOZ E TALENTO DE PAULO MOURA QUE INICIAMOS NOSSA HOMENAGEM A ESTE GRANDE MAESTRO (CHIQUINHO MORAES) QUE DIGA SE DE PASSAGEM UM GRANDE TALENTO (ALIAS ESTE ARRANJO FOI DE SUA AUTORIA) OUÇAM APRECIEM E DEPOIS SIM SIGAM A LEITURA ...

Nascido na cidade de Campinas, Manoel Francisco de Moraes Mello, o Chiquinho, começou a carreira no final dos anos 1950 tocando piano para a cantora Celly Campello em gravações que viraram clássicos, como Estúpido Cupido e Banho de Lua.

Contratado pela TV Record, passou a fazer arranjos para os programas da emissora, entre eles, O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues. Chiquinho ainda trabalharia com Elis em seus discos do início dos anos 1970. É dele, por exemplo, os arranjos da canção Black is Beautiful, de Marcos e Paulo Sérgio Valle.

Foi na TV Record também que se deu seu encontro com o cantor e compositor Roberto Carlos, de quem passou a ser arranjador em discos e shows. Trabalharam juntos entre os anos de 1970 e 1977. Chiquinho está na ficha técnica de discos que tem gravações como RotinaO Show Já Terminou e A Deusa da Minha Rua.

O talento de Chiquinho também está em outras importantes gravações da música popular brasileira. Ele atuou ao lado de nomes como Edu Lobo e Chico Buarque. Para eles, fez a orquestração do álbum O Grande Circo Místico, de 1983. Neste álbum, estão gravações como a que Milton Nascimento para a música Beatriz.

Na lista de Chiquinho ainda há outros medalhões da música brasileira, entre eles Gal Costa, Simone, Nana Caymmi, Ivan Lins, Erasmo Carlos, Marília Medalha, Moraes Moreira, e Emílio Santiago. Por esse motivo, e por sua habilidade em escrever arranjos para cordas, e, muitas vezes, salvar uma gravação, ganhou o apelido de "o herói da MPB".

Chiquinho também foi contratado da TV Globo, onde fez arranjos e compôs trilhas de abertura de programas.

A certa altura da vida, decidiu viver recluso no interior de São Paulo e se afastou do meio musical. Em 2013, o repórter do jornal O Estado de S. Paulo Julio Maria conseguiu localizá-lo e bater um papo com Chiquinho.

Na época, ele falou sobre seu começo e de como virou músico. Também contou histórias como a do dia em que chamou a cantora Simone para briga e revelou as manias do rei Roberto Carlos.

"Eu queria ser advogado, mas minha mãe, quanto ignorância, falou que Direito era profissão de vagabundo. E então, depois de me ver segurando um galho de árvore para imitar um maestro que regia um grupo no coreto da minha cidade, Tietê, ela decidiu que eu seria músico", disse Chiquinho.

Chiquinho Nos deixou ontem dia 30 de Abril de 2023 

Featured Post

MÚSICA e SAÚDE _ "Como a Música afeta seu Cerebro"

  Como a Música afeta seu cerebro Olá queridos sejam bem vindos ao nosso canal e o nosso assunto hoje é MÚSICA e SAÚDE veremos no video como...