OS 10 BENEFÍCIOS DE APRENDER UM INSTRUMENTO
TOCAR TE TORNA MAIS INTELIGENTE
Tocar algum instrumento pode aumentar seu QI em até sete pontos. Mesmo que o objetivo não seja se tornar um profissional, tentar aprender e se dedicar já te fazem mais inteligente.
MELHORA A MEMÓRIA
Outro benefício da música é a contribuição para o melhor desempenho das capacidades cognitivas, como raciocínio, memória e pensamento lógico. A música ajuda o cérebro a se desenvolver em várias áreas, sendo a memória uma das mais significativas.
Desenvolve o trabalho em equipe
Tocar um instrumento exige que você trabalhe com os outros para fazer música, ou mesmo aprender. Em bandas e orquestras você deve aprender a cooperar com as pessoas ao seu redor. Além disso, para que um grupo consiga executar uma música de maneira perfeita, cada músico deve aprender a ouvir o outro e tocar junto.
AUXILIA NA COORDENAÇÃO MOTORA E HABILIDADES RÍTMICAS
A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação olhos-mãos-dedos-pulsos-movimentos-braços. Ao ler as notas musicais em uma página, o seu cérebro, subconscientemente converte essa nota em padrões motores específicos, dispondo também de respiração e ritmo.
ENSINA DISCIPLINA
Praticar muitas vezes e trabalhar nas partes duras da música exige disciplina. Os melhores músicos do mundo são mestres da disciplina, e é por isso que eles são tão bem sucedidos em seus instrumentos.
ENSINA PERSEVERANÇA
Aprender a tocar um instrumento leva tempo e muito esforço, o que ensina paciência e perseverança. A maioria das pessoas não consegue tocar qualquer música perfeitamente de primeira. Na verdade, a maioria dos músicos tem que trabalhar nas partes mais difíceis de uma música durante muito tempo.
MELHORA SUA HABILIDADE MATEMÁTICA
Ler música requer notas, contagem, compasso e ritmo, o que pode melhorar suas habilidades matemáticas. Além disso, a teoria de aprendizagem musical inclui muitos aspectos matemáticos.
MELHORA AS SUAS HABILIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO DE TEXTOS
De acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music, “As crianças expostas a um programa de vários anos de ensino musical, envolvendo a formação mais complexa de habilidades rítmicas, tonais e práticas de instrumentos musicais, exibiram desempenho cognitivo superior em habilidades de leitura e compreensão de textos, em comparação com os ‘não treinados’ musicalmente.”
ESTIMULA A CAPACIDADE DE CONCENTRAÇÃO
Tocar exige concentração em várias coisas ao mesmo tempo, como ritmo, altura, tom, melodia, duração da nota e qualidade de som. Tocar com uma banda envolve concentração ainda maior porque é necessário ouvir todos os outros instrumentos para manter a harmonia.